Logo ali, o maior evento astronômico do ano

No dia 21 de agosto de 2017 eu cheguei do trabalho às 15h, ajeitei minhas coisas e dei play no YouTube na transmissão ao vivo do eclipse solar total daquele ano [1]. Esse eclipse foi visível da costa oeste à leste dos EUA e isso proporcionou uma transmissão ao vivo com direito a comentaristas, cientistas, especialistas e muita, mas muita, celebração nas ruas para presenciar aquele fenômeno. E, mesmo não morando nos EUA, eu fiquei boquiaberto ao ver aquelas imagens. Foi incrível assistir tantas pessoas parando o que tinham pra fazer em plena segunda-feira para observar aquele evento astronômico que só sabíamos que iria acontecer devido à ciência.

Passei horas imaginando o quão incrível seria se eu pudesse ver um eclipse solar total acontecendo ali, in loco. E eis que, durante a transmissão da NASA, os apresentadores afirmaram “o próximo eclipse solar total acontecerá no dia 02 de julho de 2019 no Chile”. Nossa, minha cabeça virou ao avesso “o Chile é aqui perto, nosso país vizinho. Eu preciso dar um jeito de ir pra lá presenciar esse eclipse”, pensei. Fiz planos, imaginei como juntar dinheiro, roteiros de vídeos que eu poderia fazer enquanto estivesse lá, amigos aventureiros que eu poderia chamar para essa aventura e muito mais. Fiquei alguns bons dias imaginando que dali a 18 meses eu poderia estar presenciando aquele fenômeno.

E o tempo passou…

Dali algumas semanas eu perdi a minha principal fonte de renda, precisei sair do meu trabalho porque precisava focar nos estudos na faculdade. Não tive opção. A vida caiu na rotina e, apesar de manter lá no fundo aquela vontade de ir ao Chile presenciar um eclipse solar total, eu percebi que não seria mais possível. Passagens aéreas muito caras e o custo da viagem altíssimo. Cheguei a ponderar a ideia de me juntar à campanha de apoio coletivo dos meus amigos do Canal Cura Quântica [2], porém, novamente, a rotina pegou pesado e eu precisava estudar. Não poderia arriscar. Fiquei chateado por perder essa oportunidade, mas, ao mesmo tempo, muito feliz pelo Felipe Hime, colega que também tem o selo SVBR no canal Café e Ciência, que foi selecionado pelo ESO (European Southern Observatory) [3] para, junto a outros divulgadores de astronomia do mundo, presenciar o eclipse direto do observatório La Silla no Chile e participar de uma expedição por todos observatórios do ESO no Chile, puta aventura que você pode acompanhar no canal [4] e nas redes sociais dele. Feliz também eu fiquei pelo Lucas Mitre, do Canal Cura Quântica que conseguiu ir ao Chile com a grana arrecadada na campanha que eles fizeram.

Aceitei o fato de não estar no Chile para presenciar um eclipse solar total. Mas o que eu não sabia é que a partir de Belo Horizonte, cidade onde eu moro, daria para ver uma parte desse mesmo eclipse, um eclipse solar parcial. O Morangão do Canal Cura Quântica me mandou mensagem perguntando se eu animaria ir ao alto da cidade para tentar registrar esse momento e eu topei na hora. Então, no dia 02 de Julho de 2019 nós conseguimos ver 12% desse eclipse. Nunca imaginei que 12% de qualquer coisa poderia ser tão emocionante. Montamos tripés com câmeras e apontamos um telescópio caseiro para o Sol. Várias pessoas curiosas nos perguntaram o que estava acontecendo, explicamos que dali alguns minutos aconteceria um eclipse parcial do Sol e emprestamos alguns filtros de solda (a única forma segura que encontramos de olhar pro Sol diretamente) para elas participarem também daquele momento. E foi lindíssimo assistir a um pedacinho desse evento de escalas astronômicas e ainda fomentar a curiosidade de tanta gente.

IMG_6405

No final das contas o que eu posso concluir de toda essa experiência é que foi muito legal fazer isso mesmo que só com 12% de eclipse. Conversamos com diversas pessoas sobre divulgação científica, mostramos que estamos aí na luta pela valorização da ciência e recebemos muito retorno positivo, o que é sempre muito gratificante. Provavelmente sairá um vídeo no Olá, Ciência! mostrando um pouco como foi essa aventura com algumas imagens do eclipse, mas os conteúdos mais legais com certeza serão dos canais do Hime [4] e do Mitre e do Morangão [5].

Um outro eclipse solar total será visível no final do ano que vem, mais especificamente ao sul do Chile e da Argentina no dia 14 de dezembro de 2020. Quem sabe dessa vez eu não consigo realizar esse sonho de presenciar um eclipse solar total né?

Obrigado por ler até aqui.

Abraços,

Guilherme Ximenes

Referências citadas no texto e alguns outros links extras:

[1] Transmissão ao vivo da NASA eclipse solar total de 2017
[2] Eclipse Solar Total – Canal Cura Quântica no Chile 
[3] Site oficial do ESO 
[4] Café e Ciência no YouTube
[5] Canal Cura Quântica
[6] Vídeo do canal Smarter Every Day eclipse 2017 – Em inglês
[7] Vídeo do canal Veritasium eclipse 2017 – Em inglês


2 comentários sobre “Logo ali, o maior evento astronômico do ano

  1. Acompanhei o eclipse pelo canal do ESO no YouTube e, ao mesmo tempo, fiquei de olho nas redes sociais do Felipe Hime (Café e Ciência) e do Pedro Loos (Ciência Todo Dia). Uma experiência única que misturou a beleza do fenômeno com a emoção explícita do Hime, visitando pela primeira vez observatórios que ele já havia citado inúmeras vezes em seus vídeos e nos posts do blog Café e Ciência; e também o Pedro, que nos envolveu não apenas com o aspecto científico do evento – adicionou ali a curtição que foi fazer a viagem na companhia do pai que tanto ama. Inesquecível!

    Curtir

    1. Sim, Luiz. Acompanhar a experiência de todos eles foi realmente muito legal. Espero que no próximo eclipse tenhamos ainda mais divulgadores científicos presenciando esse eclipse e compartilhando suas experiências. =D

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s