OMS alerta: estamos perdendo a janela para conter o surto de coronavírus

Coronavírus França

A Organização Mundial da Saúde alertou na sexta-feira (21/02/20) que a janela de oportunidade para conter o novo surto de coronavírus estava diminuindo, em meio à preocupação com o aumento de casos sem ligação clara à China.

O presidente da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, há semanas insiste que o baixo número de casos de COVID-19 fora do epicentro do surto mortal na província central de Hubei, na China, apresenta uma “janela de oportunidade” para conter a disseminação internacional.

Mas na sexta-feira, ele disse que “enquanto ainda estamos em uma fase em que a contenção é possível … nossa janela de oportunidade está se estreitando”.

“Foi por isso que convocamos a comunidade internacional a agir rapidamente, incluindo o financiamento”, disse ele a repórteres em Genebra.

No entanto, “não é isso que vemos”, acrescentou.

UNO, WHO
Tedros Adhanom Ghebreyesus, presidente da Organização Mundial da Saúde

O chefe da agência de saúde da ONU enfatizou que o número de casos fora da China ainda permanece “relativamente pequeno”, mas manifestou preocupação “com o número de casos sem vínculo epidemiológico claro, como histórico de viagens ou contato com um caso confirmado”.

“Não devemos olhar para trás e lamentar o fato de não termos aproveitado a janela de oportunidade que temos”, afirmou.
A OMS não recomenda nenhuma restrição internacional de viagens ou comércio, mas Tedros pediu aos países que adotem ações “proporcionais” para se proteger contra a propagação internacional do vírus.

Ele não forneceu detalhes sobre quais medidas específicas devem ser tomadas.

Recentemente, a OMS anunciou que o Coronavírus pode se tornar uma pandemia. E que os países devem se preparar para fazer esquemas elaborados de quarentena. Se você quer entender mais sobre o que significa isso, acesse esse vídeo do Olá, Ciência!

Quanto à situação na China, Tedros disse que uma equipe de especialistas internacionais chefiada pela OMS havia visitado Pequim, Sichuan e Guangdong, e viajaria para Wuhan na província de Hubei no sábado.

No momento da escrita deste texto, no dia 25 de fevereiro, está ocorrendo um surto em território italiano, levando ao racionamento de água e comida e paralisação das atividades comerciais. Já foram registrados no mundo inteiro 79.331 casos, com 2.595 mortes, sendo 23 fora do território chinês.

cov

Fonte:

Foto de capa

Relatório diário da OMS

Este texto faz parte da nossa ação em busca de massificar o acesso a conteúdos científicos de qualidade, ele foi traduzido e o original por ser acessado no portal ScienceAlert.


Um comentário sobre “OMS alerta: estamos perdendo a janela para conter o surto de coronavírus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s